Adaptação (Livro) Drama Ficção Leituras Romance Toradora Versus Your Name / Kimi no na ha

Your Name. (Versus)

Sinceramente este título passou completamente despercebido para mim no lançamento, eu descobri que ele tinha saído no Brasil aleatoriamente anos depois, e obviamente tive que comprar e ler… (Infelizmente continuamos sem a publicação do Another Story: EarthBound)

Sinopse:

O romance do anime com maior sucesso de bilheteria de todos os tempos.

Mitsuha é uma estudante que vive em uma pequena cidade nas montanhas. Apesar de sua vida tranquila, ela sempre se sentiu atraída pelo cotidiano das grandes cidades. Um dia, Mitsuha tem um sonho estranho em que se torna um garoto. No sonho, ela acorda em um quarto que não é dela, tem amigos que nunca viu e passeia por Tóquio. E assim aproveita ao máximo seu dia na cidade grande, onde ela adoraria viver. Curiosamente, um estudante chamado Taki, que mora em Tóquio, também tem um sonho estranho: ele é uma garota que mora em uma cidadezinha nas montanhas.

Qual é o segredo por trás desses sonhos tão vívidos? Assim começa a fascinante história de dois jovens cujos caminhos nunca deveriam ter se cruzado. 

Compartilhando corpos, relacionamentos e vidas, eles se tornam inextricavelmente ligados ― mas há conexões verdadeiramente indestrutíveis na grande tapeçaria do destino?

A um só tempo divertido e emocionante, Your name. é uma leitura inspiradora, capaz de dançar sobre o tênue fio entre a realidade, o sonho e o sobrenatural, conforme acompanha as inquietações de uma garota e um garoto determinados a se agarrar um ao outro.

Impressões da sinopse:

Outra das sinopses que não se tem muito o que comentar, como alguém que já havia consumido o filme, posso dizer que ele explica bem sem entrar em detalhes ou entregar demais do plot. Por outro lado, se eu não conhecesse o material, não sei se a sinopse seria o suficiente para me vender a ideia.

Minhas opiniões sobre a obra:

Eu sempre bato no ponto da leitura ser simples e fluída, ou enrolar demais sem grandes progressos… Enquanto leio Your Name a impressão que tenho é da narrativa ser mais parada, porém de alguma forma não tenho a impressão de ficar sem progresso. Em geral, é um livro simples de se ler.

Este livro começa com uma história simples e cômica de troca de corpos, algo que já tivemos em algumas mídias, e vai evoluindo em algo mais com um grande plot twist no meio, que admito, quando assisti ao filme me pegou completamente desprevenido.

A maneira como os personagens, locais e detalhes são apresentados e vão sendo desenvolvidos nos faz simpatizar com eles, assim como torcer por eles, chegamos a nos preocupar com os personagens. O que para um romance / drama é uma das coisas mais importantes. Apesar de ter bastante comédia, não chega a ter um foco tão grande, como por exemplo, em Toradora.

Um livro curto, com uma narrativa simples, porém uma ótima história e desenvolvimentos, basicamente este livro é cheio de pontos positivos.

Em comparação ao filme:

Algumas coisas a esclarecer, apesar do livro ter sido lançado antes do filme, ele foi baseado no roteiro do filme, escrito pelo Diretor do filme. Onde o próprio admite que o livro é uma adaptação do filme e que basicamente está sendo lançado antes pois existe um processo menor em publicar o livro do que lançar o filme. De acordo com ele a história original a qual ele mentalizou, é a do filme.

Tendo isso em mente, se espera algo muito diferente do livro pro filme… Mas na verdade as mudanças são poucas, e às vezes sutis como um diálogo diferente mas que se tem o mesmo significado.

Em resumo para aqueles que buscam algo a mais, um ponto interessante do livro é que ele é narrado basicamente em primeira pessoa pelo Taki o que nos ajuda a ter uma compreensão melhor do que ele pensava. Diferente do filme que apesar de ser mais focado no Taki, ainda trazia uma narração mais em terceira pessoa.

No final os dois não tem grandes diferenças, eu diria que você poderia consumir qualquer um e teria uma experiência boa, mas que quisesse só mais um pouco, poderia consumir os dois…

Uma pequena nota, no Japão (e acredito que nos EUA) foi lançado um livro Kimi no na ha: Another Side: EarthBound. Que ao menos pelo que eu vi pela internet, parece seguir ainda a mesma história, mas trazendo o foco mais para o lado da Mitsuha, onde as coisas seriam narradas mais da perspectiva dela. Tenho extrema curiosidade de ler esse livro, mas no momento ainda não consegui por minhas mãos nele.

Valeu a pena?

Para mim, SIM, porém como dizia minha mãe, eu não sou todo mundo.

Por ter gostado tanto do filme, eu queria algum conteúdo extra, algo a mais. E este livro, como eu disse antes, entrega… mas pouco. Você tem alguns insights do ponto de vista de um dos personagens principais, mas fora isso a narrativa é quase que completamente igual.

Tendo o que eu disse acima, este livro não vai valer a pena para todo mundo, muitas pessoas vão considerar as diferenças tão mínimas que não vai fazer diferença a leitura do livro.

Por outro lado, se você não viu o filme, e por algum motivo prefere a leitura, diria que é uma boa forma de consumir o conteúdo.
E claro… no livro não tem RADWIMPS… (Apesar de que tem no Spotify, então você ainda pode ouvir a trilha sonora enquanto lê)

Dados técnicos e Onde Comprar:

Capa comum: 192 páginas
Editora: Verus; Edição: 5 (2 de outubro de 2018)
Idioma: Português
ISBN-10: 8576867222
ISBN-13: 978-8576867227
Dimensões do produto: 20,8 x 13,4 x 1,2 cm
Peso de envio: 599 g

Abaixo temos um link afiliado para o livro na Amazon, também temos um link para o programa de Cashback Méliuz, onde é possível conseguir cashback em grande parte das lojas brasileiras, e sacar esse cashback a partir de R$20,00.

Deixe um comentário

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: